A partir dessa sexta feira (26) todo o Estado de São Paulo entra em Lockdown das 23h às 05h do dia seguinte. O anúncio foi feito ontem pelo governador João Dória (PSDB) durante coletiva de imprensa.

O horário de confinamento gerou especulações entre algumas pessoas por se tratar de um período onde muitos estarão dormindo. Ao que tudo indica a alta cúpula do governo paulista percebeu que a vida noturna tem sido um dos principais fatores de dessiminação da doença nas cidades.

Também será amanhã que o prefeito Omar Chain deverá anunciar as medidas que definirão os rumos na próxima semana. Ele não pode relaxar as medidas decretadas pelos governos estadual ou federal, mas tem autonomia para endurece-las de acordo com a situação local.

Toda a atenção estrá voltada para esse anúncio pois ele deve trazer também atualizações detalhadas sobre o cenário no combate ao coronavírus. 

Lockdown: O que é e como funciona?

A palavra pode ser traduzida como "confinamento". Segundo o dicionário de língua inglesa Oxford, o significado de lockdown se refere a "estado de isolamento ou restrição de acesso instituído como uma medida de segurança".

As regras variam de acordo com o local adotado, mas os cidadãos só podem sair à rua por motivos de emergência. Basicamente, ficam abertos farmácias, hospitais, supermercados e outros locais que prestem serviços considerados essenciais. O trânsito pela região também é parcialmente ou totalmente suspenso. Em alguns casos, rodoviárias, estações de trem e aeroportos são fechados e só é permitido ultrapassar a fronteira por motivo de emergência ou a trabalho.

O que muda com o lockdown? 

A população não tem trânsito livre pela cidade e não pode deixa-la sem motivo emergencial.