Ninguém sabe ao certo de que forma o coronavírus vem sendo disseminado, mas, já se percebe o que pode estar contribuindo com o rápido avanço da doença pelas cidades.

As aglomerações.

Em Buri elas acontecem sem segredos e em vários lugares; Nas praças; Nos bares; Nas chácaras; Nos churrascos em casa, etc. Existem também grupos religiosos que dispensam a segurança de templos adaptados às recomendações sanitárias para se reunir em residências diversas.

De acordo com o que disse o professor Regis Silva durante a última edição do Versões, as eleições chancelaram o início das aglomerações que a partir daí não puderam ser contidas em definitivo pelas autoridades. Elas avançaram durante o fim do ano, carnaval e agora ocorrem majoritariamente aos finais de semana.

O professor lembrou ainda das restrições que interromperam ao longo de 2020 as atividades comerciais em várias cidades e chamou atenção para o aumento expressivo dos casos, especialmente nas últimas semanas, mesmo diante das medidas de segurança tomadas pelo setor, supondo que a disseminação do coronavírus esteja ocorrendo de outras maneiras.

Os vereadores Reginaldo Correa e Maciel do Fama acreditam que um dos fatores que estão sendo cruciais para a transmissão da Covid-19 no município sejam as aglomerações noturnas.

Ambos elaboraram juntos essa semana, uma indicação solicitando ao prefeito Omar Chain a interdição das praças da cidade, principlamente a 09 de Julho - entre 19h e 06h . Eles justificam que havendo o impedimento desse tipo de aglomeração, haverá redução de infectados na cidade e consequentemente não será preciso castigar todo um setor comercial que já vem amargando perdas durante todo esse período.




 

Imagem ilustrativa
Por Buri Conectado