Usuários do circular interurbano que transporta passageiros entre Buri e Itapeva diariamente registraram durante as ultimas semanas, aglomeração durante a viagem.

O trajeto até a cidade vizinha dura em média uma hora. O intuito desses registros segundo eles, é mostrar que mesmo diante do aumento significativo de casos e mortes na cidade e da falta de leitos de enfermaria e UTI nas Unidade de Saúde de toda região, pessoas continuam se arriscando e provocando agrupamento.

O médico alergista e pediatra Dr. Rafael Rota avaliou as imagens e disse que o risco de contaminação nesse caso é baixo se todos seguirem os protocolos sanitários, a exemplo do uso da máscara e do álcool em gel após contato com os apoios e o corrimão do veículo. Ainda segundo ele, o ideal é o distanciamento de pelo menos 1,5m entre os passageiros.

Mas, segundo um representante da empresa resposnável pelo transporte, nem todos usuários demonstram preocupação com os protocolos.

"Infelizmente nem sempre é possível cumprir o que está estipulado, pois existem usuários que não estão nem aí com os outros" disse.

Essa e outras informações foram enviadas após contato do Buri Conectado na semana passada, para saber sobre as medidas adotadas pela empresa diante do avanço da Covid na região.

Sobre o volume de passageiros ele disse que a empresa segue as normas da Artesp - Agencia de Transportes do Estado de São Paulo - que determina a utilização de máscaras pelos usuários durante todo o percurso e permite que até 20 passageiros viagem em pé.

De acordo com as informações existem linhas paralisadas devido a queda de 90% na utilização do transporte. Referente a possibilidade de contaminação por Covid-19 durante as viagens ele disse que desde o início da pandemia apenas 2 motoristas se contaminaram.

"Estatisticamente falando neste período de quase um ano apenas 2 motoristas que estão trabalhando foram contaminados e em regiões diferentes. Portanto temos números para comprovar que o transporte coletivo nao é o problema na transmissão do corona vírus" disse.

Por Buri Conectado