Durante a pandemia da Covid-19 e diante das restrições e isolamentos diversos a população buriense aproveitou o tempo maior em casa para cuidar dos quintais, a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti causador de algumas doenças, entre elas, a dengue. Correto?

Não! Não foi bem assim que aconteceu.

Os dados divulgados nesta quarta feira (21) pela Secretaria de Saúde de Buri sobre as notificações de Dengue na cidade dão conta que houve falha da população quanto aos cuidados. Sim! vacilamos e demos a oportunidade para o mosquito.

Segundo o boletim, Buri já notificou 129 casos da doença. Destes, 27 foram confirmados (15 via sorologia e 12 via isolamento viral). 

110 pessoas sob suspeita da doença aguardam os resultados dos exames que identificarão se estão ou não com dengue. Quatro casos já foram descartados.

Enquanto a Covid pode variar de acordo com cada organismo, a dengue é certeira e não alivia nos sintomas.

Ela é causada por quatro diferentes sorotipos (DENV 1, DENV 2, DENV 3 e DENV 4) de um vírus do gênero Flavivírus e é transmitida, principalmente, pela picada do mosquito do gênero Aedes. Os sintomas geralmente, surgem entre 3 a 15 dias depois que o indivíduo foi picado e os sintomas duram em média uma semana.

A confirmação da dengue é realizada através de alguns testes laboratoriais, tais como método de isolamento e testes sorológicos. Todos os exames devem ser feitos após alguns dias do início dos sintomas e sua finalidade principal é descobrir qual vírus está provocando a enfermidade.

Por se tratar de um vírus invisível a prevenção contra a Covid é mais complexa. Já pra evitar a dengue é simples; basta cada um observar seus quintais e não deixar objetos que acumulem água parada, pois esse é o ambiente propício para que o mosquito bote seus ovos e prolifere-se.

"O mosquito se prolifera em água parada e limpa, por isso a importância de não ter nenhum recipiente que possa acumular água, olhem os quintais, as plantas e quaisquer objetos que acumulem água. Receba bem os Agentes comunitários de saúde, sigam as orientações. Fiquem de olho nos principais sintomas: febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, dor retrorbital, manchas e erupções na pele, e procure atendimento médico" escreveu  a secretária de saúde.

Por Buri Conectado