Imagem feita durante patrulhamento da PM no final de semana. 


O governo municipal encaminhou à Câmara o veto total do projeto 41/2021 de autoria dos vereadores Benedito Antunes e Maciel do Fama que previa o endurecimento às regras de proteção contra a Covid -19 no município, a exemplo do uso de máscara. A justificativa para o veto, defendida inclusive por vereadores da base, é a existência de uma lei federal que trata sobre o tema (LEI Nº 14.019, DE 2 DE JULHO DE 2020).

Para o vereador Maciel, um dos autores da lei, o município relaxou e parte da população age como se a pandemia tivesse acabado. 

"(...) Passamos na frente de bares e o pessoal está se comportando como se a pandemia tivesse acabado. Na verdade quando a gente ouve sobre a 3ª onda de pandemia é por conta do relaxamento que o pessoal começa adotar, achando que tudo ja passou. Infelizmente estamos perdendo pessoas queridas por falta de consciência. Acho que o poder público poderia dar uma forçadinha. Eu usaria até um caminhão pipa pra afastar o pessoal, porque não é brincadeira" disse

O vereador Reginaldo Correa também falou sobre o relaxamento na cidade e mencionou sobre as medidas que estão sendo adotadas em Taquarituba, que de acordo com ele, tem contribuído para a diminuição de casos por lá. Ele disse ainda ter conhecimento de que em Buri os casos estão voltando a crescer. 

" A prefeitura de Taquarituba impôs uma regras na cidade e com isso deu uma baixada na Covid. Mas foram umas regras duras (...) hoje, segundo informações que me chegaram, ja tem bastante pessoas aguardado vaga no PA. Já começou a crescer, a aumentar o Covid em nossa cidade e a gente vê que são poucas as atitudes tomadas" disse.

O vereador Naldo lembrou ainda sobre a existência de pessoas que circulam tranquilamente pelas ruas mesmo diagnosticadas com a Covid e defendeu que o município precisa impor regras mais duras além das propostas pela lei federal.

O vereador Ronaldo Danilo, atribuiu a responsabilidade aos pacientes diagnosticados com a doença, que segundo ele, além de receber as orientações de quarentena, assinam o termo de isolamento. 

"(...) É a falta de responsabilidade daqueles que passam no médico, assinam o termo de isolamento, recebe as orientações que não podem sair de sua residência e fazem errado" disse.

Votação.

Mantiveram o veto encaminhado pelo prefeito Omar Chain os vereadores - Gabriel Comeron, Ronaldo Danilo, Zilma Fonseca, Leandro Mendes, Armando Machado e Claudia Maria de Lima. 

Contrários ao veto - Maciel do Fama, Reginaldo Correa, Renato Vieira e Benedito Antunes.

Por Buri Conectado