O prefeito de Buri informou durante uma 'live' realizada na manhã desta segunda feira (17) que pretende voltar a fazer a recomposição salarial aos servidores municipais a partir de janeiro do ano que vem. Entre os temas mencionados ele saudou os profissionais de saúde do município pela atuação durante a pandemia e informou sobre a entrega de um 'mimo' à eles.


"Podem ter certeza, vai aqui um compromisso do prefeito Omar Chain para com vocês, em janeiro de 2022 terá aumento salarial, terá reajuste dos índices tá? Da inflação..." disse.

O gestor disse conhecer as dificuldades diante da inflação, que enfraqueceu o poder de compra dos cidadãos e disse que assim como ele, todos os gestores do país estão impossibilitados de agir nesse momento por conta da Lei Complementar nº 173/2020 que institui o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19).

Nas palavras de Omar a Lei é 'pesada' e 'absurda'. Além de restringir temporariamente alguns direitos adquiridos como o quinquênio e 6ª parte, de não permitir aos gestores a compra de férias em caso de necessidade, ela impossibilita a realização de concursos públicos. Segundo ele, essa é uma consequência da ajuda financeira oferecida pelo governo federal durante pandemia.

"(...) eu entendo que os servidores municipais, estaduais e federais estão pagando a conta do auxilio emergencial, infelizmente é lei e temos que cumprir. Já teve cidade que tentou fazer concurso público, houve intervenção do Ministério Público então realmente nós prefeitos estamos de mãos atadas com relação à reajustes salarial" disse.

Até lá, o prefeito informou que vem melhorando as condições de trabalho e proporcionando aos servidores de vários setores, ambientes adequados e revitalizados, a exemplo do Pronto Atendimento que segundo ele, tornou-se um dos melhores ambientes de trabalho da região.

"(...) se a gente não pode nesse momento melhorar o salário do servidor, em todos os setores nós estamos oferecendo os EPIs, uniformes, arrumando os lugares que esses profissionais trabalham, todas escolas, creches enfim. Vocês que estão ai no dia a dia estão vendo. Renovação de frotas de veículos bons e com boa manutenção, então, é o que a Lei nos permite e é o que estamos fazendo" finalizou.

Por Buri Conectado