Professores da rede municipal de ensino de Buri foram surpreendidos durante a tarde de quarta feira (30) após a circulação de um link; uma consulta à categoria, que decidirá sobre a suspensão ou não das aulas presenciais diante da disseminação da Covid entre os profissionais.

A consulta foi acordada na terça feira (29) durante uma reunião entre prefeito e um grupo de professores, após dissabores entre ambos no início da semana.

Com o link, alguns educadores receberam a seguinte mensagem.

"Caso haja fechamento das escolas haverá perdas e desemprego. Serão dispensados, cuidadores, estagiários, motoristas, eventuais ficarão sem receber, Safe irá encerrar contrato. Outros danos que esta ocorrendo na cidade, abuso sexual independente da idade, tentativa de suicídio, gravidez precoce, perda na aprendizagem" conteúdo.

Segundo informações, o comunicado passou a ser distribuído em grupos de troca de mensagens por alguns diretores e oralmente por outros, conforme orientação, após uma reunião da Secretaria Municipal de Educação ocorrida durante a tarde de ontem.

Para os educadores o formato da consulta não é democrático e além de coagir o resultado, expõe a categoria a conflitos com outros servidores, pais e opinião pública, ao sugerir prejuízos.

Nós encaminhamos o conteúdo à secretária de educação Ana Alice e questionamos se as informações sobre as consequências distribuídas junto ao link eram verdadeiras e se partiram da Secretaria de Educação. 

Ana Alice limitou-se em dizer que, 'de maneira alguma o comunicado partiu da Secretaria'. 

O Buri Conectado insistiu e questionou se era uma fake news. De maneira bem curta a secretária respondeu: "Quando for da Secretaria da Educação vai estar assinada pela mesma"[sic]


Por Buri Conectado.