Deve ser inaugurada nas próximas semanas a sala de monitoramento por câmeras da Guarda Civil Municipal de Buri. O anúncio oficial sobre o início das atividades deve ser feito pelo Executivo através de uma 'live'. A partir daí os acessos a cidade, vias centrais e patrimônios públicos passarão a ser vigiados.

De acordo com as informações do Comandante da GCM, Rodrigo Mariano, as câmeras terão alta resolução, longo alcance e já estão sendo instaladas em pontos estratégicos. Investimento de mais de R$ 100 mil.

O 'BBB' da vida real pretende inibir e combater durante 24h, ações criminosas (furtos e roubos) a pessoas, no setor comercial, bem como os danos causados a prédios públicos em outras regiões.

Ainda segundo o Comte Rodrigo, será possível integrar ao novo sistema, outros circuitos de vigilância já existentes, por exemplo, em escolas e em outros prédios públicos. As imagens armazenadas não devem ser usadas para aplicação de multas como alguns desconfiam. Porém, se necessário ou em caso de acidente e outros incidentes, o cidadão poderá solicita-las através de requerimento.

Além do monitoramento por câmeras, o município reforçou o patrulhamento da Guarda Municipal aos finais de semana e criou a ronda com bikes. Os ciclistas observadores percorrem durante o dia por ruas diversas, verificando possíveis ocorrências, especialmente no comércio. Ao primeiro sinal de anormalidade, eles acionam reforços através de rádios comunicadores interligados à base e as viaturas. São eles que orientam e desfazem aglomerações em filas bancárias, entre outros estabelecimentos.

No geral, o patrulhamento da GCM aliado ao conhecimento das medidas de segurança que serão implantadas, já surtiu efeito positivo. A sensação de segurança entre os comerciantes é de 80% e coincide com os dados da GCM que apontam redução nos ataques de criminosos à pessoas e comércio neste período.

Imagem ilustrativa/ internet
Por Buri Conectado