"O homem destrói a natureza na justificativa de sobreviver, a natureza luta para sobreviver, para garantir a sobrevivência do homem".

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis - ACAMAR - está há quase 2 anos em Buri e desde então proporciona sustentabilidade e renda ao município. É através do trabalho de Coleta Seletiva por exemplo, que toneladas de materiais recicláveis deixam de poluir o meio ambiente e se transformam em oportunidades.

A coleta seletiva acontece ao longo de toda a semana e além de beneficiar a comunidade, contribui na diminuição dos casos de Dengue; a partir do momento que um item descartado incorretamente ganha um destino adequado.

Mensalmente são recolhidas ao menos 10 toneladas de recicláveis em Buri. Parece bastante, mas, segundo o gestor da ACAMAR em Buri, Aelson Resende dos Santos, esse número poderia ser maior.

"As maiores dificuldades é conscientizar a população da importância da separação e a destinação correta para catadores organizados. A falta de colaboração dos comerciantes que não dá muita importância pra associação de catadores. Muitos atravessadores recolhendo o material reciclável e usando nosso cronograma pra se beneficiar" disse.




 

Não há na cidade um projeto ou ações que estimulem e conscientizem a pratica entre a comunidade e infelizmente, parte desses materiais que poderiam ser úteis ou reaproveitados, acabam sendo jogados no lixo comum, em beiras de estradas, rios e até mesmo nas vias públicas.

"Numa escala de 0 a 10 chega-se a 5 a colaboração da população. A falta de informação ou interesse faz com que o morador descarte para o lixo comum o reciclável" disse o gestor.

Aos que compreende o momento que vivemos, a importância e os benefícios do destino adequado aos recicláveis, existe um cronograma semanal criado pela ACAMAR para a coleta.


Mapeamento.

Segundas Feiras - Vila Sene, Vila Pavoni, Vila Maria e Jardim Pieroni.

Terças Feiras - Jardim Brasil, Conj, São João, Jardim Mariazinha, Conj. São Rafael e Buri E.

Quartas Feiras - Vila Rosa, Jardim São Pedro, Buri F e G e Nova Esperança.

Quintas Feiras - Além Linha, São José e Vila Marcolina.

Sextas Feiras - Vila Carolina, Capelinha, Jardim Domingues, Bela Vista, Nosso Teto e Vila Saraiva.

De segunda a sexta as vias centrais também são visitadas pela Coleta Seletiva.


Bora separar o lixo dos materiais recicláveis?   

Por Buri Conectado +30k