Equipes da Vigilância em Saúde, representantes de setores da administração pública e civis participaram da 'Sala de Situação' ocorrida nesta quinta feira (19) no Plenário Dr. João Domingues de Oliveira. Na reunião foram apresentados os resultados dos trabalho realizados e o panorama sobre a situação de Dengue no município.

Esse ano e pela primeira vez, Buri registrou duas mortes decorrentes da doença transmitida pelo Aedes Aegypti. O auge de notificações positivas para a Dengue foi em abril com 305 casos. As mortes ocorreram nos meses seguintes.

O pico.

1º- Abril: 495 notificações / 305 positivas.

2º- Maio: 299 notificações / 168 positivas (1 óbito).

3º- Junho: 109 notificações / sendo 34 positivas (1 óbito).

4º- Julho: 171 notificações/ 4 positivas.

Neste mês foram notificados 15 casos, dentre eles 1 testou positivo para Dengue até o momento. 

Entre os bairros visitados, dois chamaram a atenção das autoridades sanitárias neste ciclo por conta do alto índice de contaminação, entre eles, Vila Rosa e São José. O número de residências fechadas nestas duas regiões entre 26 e 30/07 também surpreenderam.

Vila Rosa - das 1.854 casas visitadas, 593 estavam fechadas.

Bairro São José - das 3.198 residências visitadas, 969 estavam fechadas.

Após repescagem, dos 39,6% dos imóveis encontrados fechados em várias regiões visitadas, apenas 13,7% definitivamente não puderam ser vistoriados.

As vistorias e fiscalizações promovidas pelos agentes de saúde, aliadas as baixas temperaturas e a estiagem contribui com o declínio de notificações e casos com o passar dos meses. A preocupação agora é com a chegada do verão, especialmente durante o período de chuvas e por isso discutiu-se durante a 'Sala de Situação' diferentes maneiras que pudessem assegurar a participação da sociedade no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Todas as sugestões foram anotadas e devem nortear as próximas ações da Vigilância em Saúde no intuito de impedir a reincidência da população, quanto aos cuidados que devem ser tomados para impedir que o mosquito da Dengue se prolifere e cause novos danos dentro do município.

Por Buri Conectado +30k.