A Câmara votou na última segunda feira (23) uma Moção de Repúdio ao Banco do Brasil - agência Buri - referente ao atendimento oferecido aos correntistas da cidade. O documento é de autoria do vereador Naldo do Ordo, que além de criticar o desrespeito a Lei nº 668/2013, mencionou a falta de sensibilidade quanto ao atendimento preferencial a idosos, gestantes e pessoas com deficiência ou transtorno do espectro autista - TEA.

De acordo com a Lei mencionada pelo vereador, o atendimento precisa ser efetivado em tempo aceitável (até 15 minutos em dias normais e até 20 minutos em véspera ou em dia imediatamente seguinte a feriados). Essas regras se aplicam a todas as agências bancárias, postos de atendimento (PA), agências dos Correios e Casas Lotéricas dentro do município.

Além do vereador Naldo, o presidente do Poder Legislativo, Celso Caiubi, também criticou as condições a que os cidadãos burienses são submetidos nessas agências, sob a justificativa da pandemia da Covid-19 e concordou que o chefe do Executivo deve fiscalizar e exigir que a Lei seja cumprida, sob a possibilidade de multa.

O Buri Conectado consultou o jurídico da Prefeitura para saber quais medidas podem ser tomadas pelo município para garantir o cumprimento da Lei.

"(...) a Lei em questão existe sim e se encontra no site da Câmara Municipal. Outrossim, dispõe o artigo 3° sobre as penalidades que pode ser advertência por escrito, multa de 20 UFESP ou suspensão do alvará de funcionamento. A aplicação dessas penalidades estão condicionadas a denúncia formulada por cidadão ou entidade civil junto à prefeitura (parágrafo 1°, do artigo 4° da mesma Lei). Além disso a Lei trata de outros assuntos relacionados ao atendimento ao público".

O BC procurou também (via e-mail) a assessoria de imprensa do Banco do Brasil. Informamos sobre a Moção de Repúdio em desfavor do atendimento oferecido pela agência em Buri, sobre a Lei nº 688/2013 e questionamos sobre as providências a serem tomadas. 

Nota encaminhada pelo BB.

"As unidades do Banco do Brasil em todo o país prestam atendimento contingenciado desde o início da pandemia do coronavírus, com prioridade para serviços como o desbloqueio de senhas e cartões, saques de benefícios sociais sem cartão, atendimento referente aos programas sociais destinados a aliviar as consequências econômicas do novo coronavírus e a pessoas com doenças graves. Em obediência a decretos locais e protocolos das autoridades sanitárias, há limitação de pessoas dentro da unidade por conta do distanciamento - o que faz com que clientes e usuários eventualmente tenham que esperar do lado de fora da agência.

 A agência do BB em Buri vai reforçar o atendimento na sala de autoatendimento e no atendimento presencial. 

Os bancos têm recomendado fortemente aos seus clientes que, durante o período da pandemia do coronavírus, busquem atendimento pelos canais digitais. O atendimento remoto no BB pode ser acessado por meio de suas diversas soluções digitais, como o Aplicativo BB (smartphone) e o portal do BB na internet (bb.com.br), além do WhatsApp (61) 4004-0001, da Central de Atendimento BB (0800-729-0001) e pelas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin). Recomenda-se, ainda, o uso dos cartões de débito/crédito nas operações de pagamento.”




Por Buri Conectado +30k