Mesmo correndo o risco de ser clichê, repetitivo, ou mesmo chamado de eco-chato, resolvi escrever algo sobre o meio ambiente e sobre como temos tratado nossa casa. Vamos lá? Mas olha se ao final você ainda achar que sou um eco-chato creio que seria bom dar uma volta por aí e ver com os próprios olhos e se perguntar sobre como estamos vivendo.

Bem vou parar de tentar justificar o tema e vou direto a ele. ( No princípio criou Deus o céu e a terra. Gênesis 1:1 ). --- Meu Deus! Mas você não ia falar do meio ambiente?   --- Calma gente!  Quero falar também de responsabilidade. Por isso, vamos voltar ao tema. Como eu dizia, Deus criou o Céu e a Terra. Você caro leitor, pode não acreditar nisto, mas a verdade é que mesmo que tenha sido uma grande explosão (BIG BANG), ainda sim ficaremos no impasse sobre a nossa responsabilidade por este mundo aqui. Gosto de pensar que houve um criador e que ele nos pediu para cuidar da casa enquanto ele descansava no sétimo dia. 



Sei que Deus não erra, mas creio que foi um pequeno deslize criar tudo tão maravilhoso e depois ter esta ideia aqui (E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26 ).

É! ELE usou o verbo “Dominar”. Dominar vem do Latin dominare, cria também a palavra Dominus (senhor). Mas o que tem isso a ver com o Meio Ambiente? Bem o fato é que quem domina não apenas se aproveita, mas governa e quem governa cuida. A questão é que nos achamos tão grandes diante da natureza que esquecemos que quem é grande mesmo é a natureza e cabe a nós cuidar dela ou sermos engolidos por ela, que sabe mais que ninguém ter paciência.

Esquecemos que está tudo interligado, que somos parte da rede. Se algo dá errado nós também sofremos. Comecei falando de religião para dar a entender que o cuidado com o nosso mundo deveria ser também parte de nossa religião. Pense comigo! Se Você fosse o dono desta casa e deixasse alguém cuidando. Então um dia resolvesse voltar e encontrasse essa bagunça e suas fontes agora fedendo a esgoto. O que faria com as pessoas a quem você confiou sua Casa? Prefiro não comentar!

 

Mas falando em água. Andamos achando que por pagar uma conta no final de cada mês somos os donos exclusivos da água. Pare de se enganar! Você não paga pela água, você paga pelo serviço de distribuição e tratamento. E não é porque sua conta está em dia que você pode consumir o que quiser. Para se ter uma ideia um banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se fechamos o registro, ao se ensaboar, e reduzimos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.

Os problemas ambientais também são problemas de empatia. Queremos tudo e não pensamos que para outros isto vai faltar, vemos o mundo de nossa redoma de vidro torpe e não nos damos conta do tamanho do problema. Vamos pensar no banho que citei acima. A Cidade de Buri tem em média 20 mil habitantes se os 20 mil tomarem banho todos os dias, (o que espero que aconteça! mentira! sabemos que todos tomam banho todos os dias) pois bem, 20 mil em banhos de 15 minutos sem desligar o registro, seria então 20 mil vezes 135 litros o que dá 2 milhões e setecentos mil litros por dia e estamos falando só do banho pensem naqueles que lavam os carros, as calçadas, regam as plantas, limpam a casa etc, etc... E aquelas pessoas que levam mais de meia hora no banho? Verdadeiros terroristas para os mananciais.



Os tempos estão mudando, reconheçamos isto. São poucas as chuvas, a natureza está mais violenta com frios ou calores intensos, sujamos nossos rios.

Sendo ainda religioso no texto, eu pediria ajuda aos céus, mas acho que o criador não está muito contente conosco -- eu não estaria se fosse Ele—acho que estamos sozinhos nesta e ao mesmo tempo estamos juntos, pois se cada um fizer a sua parte o paraíso pode continuar existindo para nossos filhos e netos.

Professor Reginaldo da Silva.