Por que gostamos de esportes? Porque as olimpíadas chamam tanto nossa atenção? 

Vivemos em uma época em que o ser humano já não se emociona com coisas que realmente importam. Na Grécia antiga o atleta era sinônimo de Herói (super-homem) que mostra que todos nós podemos ser melhores, mesmo que chegando em último lugar porque é necessário terminar a prova que é a vida.  

Gostamos tanto de olimpíada ´porque tem a ver com nossa luta diária, tem a ver com nossa sobrevivência e nossa tentativa de sermos eternizados através de nossas conquistas, de nossos sonhos. 

Os atletas não morrem, eles sempre serão lembrados nos olhares das crianças que sonham em ser como ele ou ela. Serão sempre recordados pelos mais velhos que com saudosismo recordam as conquistas que inspiraram sua época. 

Ah! O Esporte! ...  A gente Briga, luta, chora de tristeza, chora de alegria. Penso eu que é a coisas mais saudável e solidária que um ser humano pode fazer, pois é uma das raras oportunidades em que realmente nos identificamos com o outro e torcemos verdadeiramente por ele e nos alegramos com a vitória do outro seja ele um adulto de ouro em uma prancha de surf ou uma fadinha de prata em um skate. 

Fazemos da vitória do outro a nossa vitória. E quando não conseguimos arremessar nossos pesos tão longe, reconhecemos com carinho e admiração a história do homem que treinava em terrenos baldios e conseguiu 4º lugar. Obrigado Darlan Romani que nos ensinou a fazer o nosso melhor. Queria ser como você e fazer o meu melhor na primeira tentativa, pois você conseguiu fazer a sua melhor marca na primeira tentativa, com 21,88 metros.  

Meu Deus! E se na vida a gente também fosse assim? E se durante nossos dias a gente torcesse por nossos irmãos, colegas e amigos? E se a gente se alegrasse de verdade com a conquista do outro, porque a felicidade do outro gera mais felicidade. E se na vida os brasileiros fossem como a Seleção de Futebol? Que mesmo nas prorrogações, mesmo no último momento ainda encontraram força e garra para vencer. Não é pelo ouro é pelo sentimento de ser exemplo de garra e luta, é por ser eternizado como vencedor. 

Parabéns a todos os atletas brasileiros, e quando falo em atletas também me dou o direito de falar das mães solteiras que travam uma luta diária para educar e criar seus filhos, aos pais que seguem uma rotina digna de um  decathlon para sustentar sua família, aos empresários que nas corridas de obstáculos de cada dia e mês conseguem vencer, enfim a todos nós brasileiros atletas que não desistimos nunca parabéns. Torço muito pela gente. 

Deixo um último comentário, algo que realmente me assustou, comoveu e me deu um baita tapa na cara. É o caso da Katarina Johnson-Thompson. 

Katarina que sentiu uma lesão logo na arrancada da prova e caiu no chão ela permaneceu sentada por alguns instantes, então a equipe médica logo chegou com uma cadeira de rodas para retirá-la da pista. A britânica, no entanto, recusou a ajuda, levantou-se e começou a caminhar para frente, a fim de finalizar a prova. Ela mal conseguia apoiar a perna direita no chão e chegou a avançar alguns metros pulando em uma perna só. Depois, ela foi capaz de correr, mancando bastante com as duas pernas até a linha de chagada. Ela completou a prova mesmo não valendo mais medalhas. Que sejamos como estes atletas-heróis completemos nossas provas e mesmo sofrendo façamos o que é certo. Seremos reconhecidos não por uma medalha externa, mas por uma conquista interna que brilhará como um exemplo a ser seguido.  Viva o Brasil! Viva Os Brasileiros! 

Prof. Reginaldo da Silva