O sistema de monitoramento por câmeras de alta resolução em áreas específicas do município, especialmente no Centro (investimentos de mais de R$ 100 mil) inibiu roubos e furtos e transformou-se num aliado, principalmente aos comerciantes, que sofriam com esse tipo de ataque e que agora podem trabalhar com mais tranquilidade. Além das câmeras, guardas municipais espalhados pelas ruas em viaturas e até mesmo de bicicleta, tem contribuído com o recuo dessas ações criminosas e vandalismo na área central.

Mas, os dados estatísticos divulgados pela (SSP) Secretaria de Segurança Pública de São Paulo apontam que essas ações criminosas continuam ocorrendo, só que migraram para outras áreas do município.

O saldo de roubos e furtos em Buri no primeiro semestre de 2021 é de 111 ocorrências, com destaque para o mês de fevereiro. No mesmo período do ano passado foram 86 registros e no ano imediatamente anterior foram 93 ocorrências desta natureza.

O Comandante da Guarda Civil Municipal, Rodrigo Mariano, confirmou que houve redução destas ações criminosas nas áreas monitoradas e que pretende mapear a cidade por setores, para identificar este tipo de ação também em outras regiões.

"(...) posso dizer que nesses últimos dias o número de furtos aqui no Centro diminuiu e muito, são poucas reclamações que você pode até ter ouvido, que na verdade os furtos saíram do Centro e começaram a acontecer em outras áreas que não estão sendo monitoradas" disse.

Ainda conforme o Comte. Rodrigo, além de inibir os criminosos, as câmeras já impediram furtos e auxiliaram as polícias Militar e Civil em algumas ocorrências, não apenas nesse sentido, mas, em acidente de trânsito, etc. Num outro momento ele disse ao Buri Conectado que já havia a intenção de integrar ao novo sistema, outros circuitos de vigilância já existentes na cidade, por exemplo, em escolas e em outros prédios públicos, para aumentar a segurança também nessas regiões.




Foto: prefeito Omar Chain 
Por Buri Conectado