Imagem reprodução/ delegado Dr. Wilhian Arantes Nunes


O delegado de Polícia de Buri Dr. Wilhian Arantes Nunes falou ao Buri Conectado sobre os cuidados que se deve ter com os animais de estimação e lembrou da Lei 14.064/20 (Lei Sansão) que aumenta a pena para maus-tratos contra cães e gatos e prevê de 2 a 5 anos de prisão, multa e proibição da guarda. 

A entrevista foi ao ar no programa Versões, na última sexta feira (3) e trouxe esclarecimentos correspondentes ao tema "animais em situação de rua e maus-tratos". O delegado alertou aos que possuem ou pretendem ter um pet em casa sobre os cuidados que se deve tomar para não ser enquadrado na 'Lei Sansão'. 

"(...) a partir do momento em que se compromete a colocar um animal pra dentro de casa, cuide dele. E caso não possa mais cuidar desse animal não solte na rua, procure a quem doar" sugeriu.

Segundo o delegado, além dos maus-tratos existem outros fatores que podem comprometer o dono de um pet, especialmente se o animal de estimação estiver solto na rua e atacar alguém. 

Apesar da entrevista mirar cães e gatos, por se tratar de um problema infelizmente recorrente em Buri, o crime de maus tratos abrange outros animais.

Mas afinal, você sabe qual situação pode configurar maus-tratos?

- Abandono

- Agressões físicas, como: espancamento, mutilação, envenenamento;

- Manter o animal preso a correntes ou cordas;

- Manter o animal em locais não-arejados – sem ventilação ou entrada de luz;

- Manter o animal trancado em locais pequenos e sem o menor cuidado com a higiene;

- Manter o animal desprotegido contra o sol, chuva ou frio;

- Não alimentar o animal de forma adequada e diariamente;

- Não levar o animal doente ou ferido a um veterinário;

- Submeter o animal a tarefas exaustivas ou além de suas forças;

- Utilizar animais em espetáculos que possam submetê-los a pânico ou estresse;

- Capturar animais silvestres.

(https://carollinasalle.jusbrasil.com.br/noticias/155756645/saiba-quais-atitudes-podem-ser-consideradas-maus-tratos-aos-animais)

De acordo com o Dr. Wilhian Arantes Nunes, a denúncia pode ser feita de forma anônima na Delegacia de Buri ou pela internet. Assim que a ocorrência chega até a Delegacia inicia-se uma averiguação policial juntamente com profissionais veterinários que devem certificar as condições do animal.
 
Assista




Por Buri Conectado +30k