O ano novo sempre foi recebido com festa, troca de abraços e desejos na praça 09 de Julho. Isso tudo ao barulho explosivo dos fogos de artifício e rojões. Contudo, o que para muitos é tradição e diversão, para outros é sofrimento, um verdadeiro inferno.

Foi pensando nos idosos, muitas vezes acamados, nas pessoas com espectro autista e nos animais que a Câmara Municipal de Buri aprovou o PL nº8/2021 em janeiro. O projeto de autoria do presidente do Legislativo Celso Caiubi prevê penalidades aos que manusearem, soltarem fogos de artifício ou artefato pirotécnico que produza barulho no município de Buri.

Vale lembrar que a medida vale também para outras ocasiões; jogos esportivos, cerimônia religiosa, cerimônia política, entre outros.

O manuseio de fogos sem estampido (silencioso) já é uma realidade e não está proibido.

O vereador Leh Mendes lembrou sobre a Lei Municipal essa semana e orientou em sua rede social sobre de que forma a população pode ajudar na fiscalização..

"Em nosso município é proibido a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzam estampido. Pensando no bem dos autistas, idosos e cães. O PL prevê multa em caso de descumprimento (...). Filmem, gravem, denunciem, fiscalizem e chame as autoridades" escreveu.

De acordo com o PL 8/2021, sancionado pelo prefeito Omar Chain, em caso de descumprimento a multa será de R$ 621,95 à pessoa física e de R$ 1.243,90 à jurídica (empresa).


 



Por Buri Conectado +30k