O município de Buri, na pessoa da secretária de saúde Mirian Cristina da Silva Santiago, registrou um boletim de ocorrência contra o vereador Maciel Pedro dos Santos no último dia 13 de dezembro por abuso de autoridade, após ele ter acessado o prédio do Posto de Saúde da Família - São João II - sem autorização.

De acordo com o BO, Maciel chegou a solicitar as chaves, mas não aguardou a disponibilidade dos profissionais presentes para o acompanhar. Ainda conforme a queixa, o vereador teria constrangido uma prestadora de serviços (eletricista) exigindo as chaves das demais salas.

"(...) O sr. Maciel determinou ao enfermeiro e as funcionárias que ocupam a função de ajudante geral que lhe fosse entregue a chave para acesso ao prédio em construção (...), [obra ainda não inaugurada] afirmando ser vereador e, nessa condição, possuir legitimidade para obter acesso a qualquer repartição pública. O enfermeiro então em seu ofício disse que estava atendendo gestantes e não poderia acompanhá-lo e então ele pediu para as duas funcionárias abrir para ele o prédio. Ou seja, não aguardou a disponibilidade do responsável mais próximo no momento" trecho do boletim ocorrência. 

Após ser informada sobre o ocorrido, a chefe da pasta entrou em contato com o prefeito Omar Chain que teria se prontificado a permitir o acesso do vereador à Unidade de Saúde, desde que acompanhado pelo secretário de obras ou engenheiro, já que segundo consta na ocorrência, Maciel não reúne condições técnicas para averiguações de obras de engenharia e construção. Contudo, segundo Mirian Cristina da Silva Santiago, ele já havia adentrado no local desacompanhado, descumprindo o artigo 46 da Lei Orgânica Municipal nº 13.869/2019 que trata: "No exercício do seu mandato o vereador terá livre acesso às repartições públicas podendo diligenciar pessoalmente junto aos órgãos da administração direta e indireta. Tal medida visa assegurar os bens e patrimônios públicos". 

Maciel voltou ao PSF São João II nesta terça feira (21), desta vez ao lado dos profissionais mencionados conforme sugere a LOM. Ao Buri Conectado o vereador confirmou que esteve lá no dia 13 de dezembro e que ao contrário do que foi apresentado, foi muito bem recebido pelos servidores municipais. Ele disse que foi até a Unidade de Saúde para verificar possíveis problemas, depois de ter recebido uma denúncia sobre desgastes na reforma estimada em R$ 170.288,89 (cento e setenta mil, duzentos e oitenta e oito reais e oitenta e nove centavos) que segundo ele, deveria ter sido concluída em quatro meses, ainda no ano de 2019 conforme contrato, contudo, nem chegou a ser inaugurada e já apresenta problemas. 

O vereador encaminhou no mesmo dia um ofício ao prefeito Omar Chain questionando sobre os prazos e se ele tinha conhecimento de que a fiscalização das obras era feita pelo sobrinho do dono da empresa responsável pela reforma. 

Sobre o boletim de ocorrência Maciel disse que deve junta-lo a outros documentos e apresenta-los ao Ministério Público assim que findar a recessão. O vereador disse acreditar que todo esse movimento é uma tentativa de intimidação aos que como ele, fiscalizam o bom uso do dinheiro público. 

"(...) acredito que a população buriense já percebeu né, que todos aqueles que pegam no pé ou que fiscalizam os atos do prefeito são tendenciosos, maldosos, abusivos. Mas isso não me intimida, vou continuar fazendo o trabalho ao qual fui eleito e recebo para fazer" finalizou. 




Fotos: vereador Maciel P. Santos
Por Buri Conectado +30k.