A síndrome gripal tem se espalhado vertiginosamente entre adultos e crianças em Buri. As buscas por medicamentos nas quatro farmácias e drogarias consultadas pelo Buri Conectado aumentou entre 70% e 80 % . A alta demanda tem comprometido a oferta, ja que em alguns lugares os analgésicos estão em falta. 

"O problema está sendo a falta de medicamentos, ja que a indústria parou de férias. Estamos tendo muitas faltas importantes em medicamentos, inclusive antibióticos. Estamos trabalhando e correndo pra ter disponível o básico pra população".

O cenário nacional por conta do avanço da gripe, também tem afetado nossas farmácias e drogarias.

"Estamos preocupados porque até então durante toda a pandemia havia aumento de preços, mas ainda tínhamos medicamentos. Agora nem medicamentos importantes não esta tendo para gente comprar pra vender. Preocupante! Inclusive por causa do surto de gripe no país até os medicamentos todos eles, relacionados a gripe esta faltando também, devido ao fato da indústria ter parado".

Outra queixa comum entre os burienses que buscam pelos analgésicos, na tentativa de conter os sintomas provocados pela gripe, é a dor de ouvido, o que segundo os farmacêuticos não era comum.

Além da gripe, também foi relatado surto de Virose, Dengue, Covid e Omicron.

"Surto de Gripe, Covid, Omicron, Dengue e Virose, tudo junto"

Lembramos que estamos falando de pessoas que buscam por atendimento privado, sem mencionar aqueles que optam pelas Unidades de Saúde do SUS.

Nós entramos em contato com a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária de Buri para saber sobre a situação, referente a criação do 'gripário' conforme mencionado em uma transmissão ao vivo pelo prefeito na semana passada e sobre a divulgação desses dados, mas até o momento não tivemos retorno. 

Imagem ilustrativa/ internet

Por Buri Conectado + 30k.