Jovem de 29 anos aguardou durante 2 dias por uma vaga via Cross no Pronto Atendimento Municipal, mas não resistiu e morreu na última quarta feira (26).


A Secretaria de Estado da Saúde encaminhou ao Buri Conectado nesta quinta feira (27), uma nota referente a possível responsabilidade do estado na morte do jovem Bruno Souza de 29 anos, apontada durante um desabafo feito pelo prefeito Omar Chain em frente a Unidade de Saúde, onde o jovem permaneceu por dois dias aguardando uma vaga via Cross - Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde.

Nota:

A Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), assim que recebeu a solicitação para atuar no caso do paciente B.A.L.S, passou a auxiliar imediatamente. Contudo, o serviço de origem comunicou, ontem (26), à Central o óbito do paciente, que apresentava histórico de comorbidades graves.

O deslocamento de pacientes a outros serviços de saúde requer quadro clínico favorável, com base em avaliação médica e, portanto, não depende somente da disponibilidade de vagas. O serviço de origem deve manter a ficha do paciente atualizada constantemente, conforme condição atual do quadro, para que o sistema conduza a análise da regulação de forma adequada, além de mantê-lo em boas condições para que a locomoção seja feita com segurança.

A CROSS possui um sistema on-line que funciona 24 horas por dia e busca vaga disponível em diversas unidades de saúde (não apenas nos hospitais estaduais) na região de origem do paciente e com disponibilidade e capacidade para atender cada caso, priorizando os mais graves e urgentes. A Central é apenas um serviço intermediário entre os serviços de origem e de referência. Seu papel não é criar leitos, mas auxiliar na identificação de uma vaga no hospital mais próximo e apto a cuidar do caso. SP monitora diariamente a pandemia no Estado com base nos indicadores, principalmente os de internação, que são avaliados em tempo real.


Apesar de sinalizar que registraria um boletim de ocorrência, até o inicio da tarde desta quinta-feira (27), a prefeitura de Buri ainda não havia registrado o BO. Contudo, a pedido do Ministério Público a Polícia Civil deve instaurar um procedimento investigatório para apurar a morte de Bruno.

Por Buri Conectado +30k.