No dia 24 de janeiro a família se despediu às pressas do patriarca José Maria dos Santos. Ele estava internado na Santa Casa de Itapeva, onde morreu aos 77 anos sob suspeita da Covid-19. Se confirmado para doença, seu José seria a 100ª vítima da Covid em Buri.

Contudo, nesta terça feira (8) os parentes descobriram que o idoso não morreu em consequência da Covid-19 e sim, vítima de Pneumonia. A filha de seu José lamentou nas redes sociais. 

"Então, agora que começou o sofrimento em saber que papai faleceu sem ter um velório digno em sua última despedida entre os familiares , amigos, devido às negligências da saúde, de não ter o teste rápido, aí a pessoa chega com dor já é Covid e ali já fica. Só Deus pra nós dar força nessa hora" escreveu Selma Pereira.

Dias antes de ser levado à Santa Casa de Itapeva pela própria família, o idoso teria se consultado no Pronto Atendimento Municipal de Buri.

"Foram 3 dias indo ao PA, davam soro pra ele e falavam que ele estava bom e mandava pra casa" escreveu o neto Natan Santos Maciel.

Logo que chegou à Santa Casa de Itapeva, os profissionais de saúde teriam questionado os medicamentos que haviam sido prescritos, o soro e a demora do encaminhamento para que pudessem buscar tratamento especializado, até porque o idoso sofria da doença de chagas. 

"(...) e lá na Santa Casa de Itapeva eles acharam muito estranho os remédios e o soro que estavam dando para o meu avô, que não tinha nada a ver com pneumonia. Estavam dando remédio para Covid" disse o neto.

Natan sabe que não pode ter seu avô de volta, mas, faz um apelo às autoridades e profissionais de saúde, para que outras pessoas não passem pelo mesmo sofrimento que seus familiares estão passando.

"Espero que o sistema de saúde da nossa cidade melhore. Que disponibilize teste rápido no PA ou procure outro laboratório que seja mais rápido com os resultados dos exames. Poxa, demorou quase 3 semanas pra sair um resultado. Imagine outros que estão na casa com os mesmos sintomas de covid e não é, e se caso acontecer uma fatalidade a pessoa não vai ter nem um velório adequado. E que o PA melhore o atendimento, a pessoa apresenta uma melhora e já  manda pra casa. É muito triste ver uma cidade pequena com um sistema de saúde precário"  desabafou.

Nós entramos e contato com a recém chegada secretaria de saúde e fomos informados por ela que outra pessoa está ocupando a pasta. 

Por Buri Conectado +30k.