Imagem Ilustrativa/ internet.

EDITORIAL - É comum ouvirmos que uma pessoa foi atacada por um animal, mas ao contrário, quando alguém ataca um animal nas condições apontadas pelo título deste editorial (apenas ilustrativo e que não corresponde com a verdade) é algo inusitado, não é? Assim é a notícia, UM FATO INUSITADO.

Por conta de recentes especulações, trouxemos de maneira enxuta e objetiva, algumas informações que ilustram alguns dos mais usados gêneros jornalísticos.

Leia atentamente e nunca mais permita ser enganado

Noticia - É um fato novo [news], imediato e como dissemos acima, inusitado. Todos os dias centenas de aviões decolam mundo a fora, assim como milhares de motoristas transitam diariamente por rodovias e concluem seus destinos. Contudo, quando algo sai do controle e por ventura ocorre algum imprevisto ou acidente, podemos dizer que algo incomum aconteceu e isto torna-se um fato noticiável. A noticia traz ao leitor/ expectador informações curtas e objetivas para explicar o acontecimento.

Reportagem - A reportagem é mais extensa, elaborada e pode tratar de temas recentes ou não. Para o desenvolvimento do texto e a apresentação dos aspectos mais importantes do tema tratado na reportagem, geralmente são realizadas várias entrevistas. A ferramenta vai a fundo para desvendar a causa, a condição, ocasião, motivação, possível negligência, consequência e o legado derivado da experiência.

Publicidade e Propaganda - Refere-se a criação de estratégias de marketing que promovam a divulgação de um produto, serviço, ideia, campanha ou marca, por meio de anúncios, a fim de atingir um público-alvo e incentivá-lo a efetivar uma ação, instantânea se for a compra de algum produto ou contratação de um serviço, ou comportamental se estiver associado a algum ideal (religioso, politico, outros). Essas ferramentas são bastante utilizadas também em veículos de informação (sites, páginas, podcast e jornais impressos) que podem propagar conteúdos travestidos de noticia a fim de promover empresas, personalidades e até figuras políticas, seja por aproximação ideológica ou visando lucro. 

Exemplo de matérias publicitárias voltadas ao meio político. 

"Praça da Vila Madalena é revitalizada", "Prefeitura inicia operação tapa buracos", "Prefeito Odorico visita uma entidade e tira fotos com acolhidos" "Prefeitura pinta monumento" "Deputado visita a cidade e tira foto ao lado do prefeito" - são alguns exemplos de propaganda travestida de noticia. 

Essas ações [politicas] ocorrem rotineiramente e portanto, não se enquadram no gênero noticia [algo inusitado]. Agora, se o veículo expos ou denunciou determinado problema, independente do setor, e este foi solucionado, é ético que a ação em resposta a tal repercussão seja noticiada pelo mesmo, afinal, a demanda foi atendida e o drama de uma parcela da comunidade foi solucionado.

Vale lembrar que a propaganda serve a outros setores; recreativos/ festivos, comerciais/empresariais, campanhas diversas, etc; e podem ser estampadas em cartazes, reproduzidas na internet, rádio, TV, carro de som, outdoor e outros meios. 

Utilidade Pública - É uma informação oportuna e vantajosa para o interesse coletivo em casos de situação de emergência

Na saúde - as atualizações sobre o avanço e os efeitos da Covid-19, bem como o andamento e a disponibilidade da vacinação, situação e ações de combate a Dengue, etc. Na economia - divulgação de ofertas de vagas ou mesmo a busca por uma oportunidade de emprego. Saneamento básico - as razões que ocasionaram a falta de água, previsão do restabelecimento, ou possível racionamento. Social - data para distribuição de cestas básicas às famílias carentes, oferta de cursos profissionalizantes, cultural, esportivos, projetos (sem fins lucrativos), achados e perdidos (documento, animal, chave, aparelho celular, etc).

É claro que a abrangência de cada ferramenta, que chamamos de gêneros jornalísticos, é infinitamente ampla. Aqui utilizamos apenas alguns exemplos próximos da nossa realidade, para ilustrar e proporcionar um fácil entendimento a você leitor do Buri Conectado.

Em breve novos detalhes a respeito.

Por Buri Conectado +30k.