O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quinta feira (17) o fim do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados. Contudo, o acessório ainda é obrigatório em transporte público como, metrô, ônibus e trens e em locais destinados à prestação de serviços de saúde, como hospitais e postos de saúde. Na semana passada o governador já havia decretado o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos em todo o estado. 

O novo decreto será publicado em edição extra do Diário Oficial hoje e já passará a valer. O uso da máscara agora torna-se opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias, entre outros. 

A decisão, segundo Dória, foi baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. Os especialistas levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu a meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) de 90% da população elegível, ou seja, acima de 5 anos imunizada.

Entre as análises, o governo considerou também a melhora dos indicadores epidemiológicos, com a queda de infecções, mortes e a redução de internações no estado após carnaval.

Por Buri Conectado +36k.