O ministro da SaĂșde, Marcelo Queiroga, assinou nesta sexta-feira (22), em BrasĂ­lia, a portaria que estabelece o fim da EmergĂȘncia em SaĂșde PĂșblica de ImportĂąncia Nacional (Espin) instaurada em fevereiro de 2020 devido Ă  Covid-19. As decisĂ”es oficializadas no documento começam a valer 30 dias apĂłs a sua publicação no DiĂĄrio Oficial da UniĂŁo.

“A portaria Ă© um ato normativo simples: na portaria, nĂłs estabelecemos um perĂ­odo de vacĂąncia, ou seja, essa portaria sĂł vai vigorar a partir de 30 dias da sua publicação no DiĂĄrio Oficial da UniĂŁo. Deve ser publicada em edição extra do DiĂĄrio Oficial da UniĂŁo”, disse Queiroga apĂłs a assinatura.

À decisĂŁo pelo encerramento do estado de emergĂȘncia, o ministĂ©rio atribui a melhora do cenĂĄrio epidemiolĂłgico, a alta cobertura vacinal e a capacidade de resposta e assistĂȘncia do Sistema Ășnico de SaĂșde (SUS). De acordo com o MinistĂ©rio da SaĂșde, o Brasil registra queda de mais de 80% na mĂ©dia mĂłvel de casos e Ăłbitos pela Covid-19, em comparação com o pico de casos causado pela variante Ômicron no começo do ano.

Até o momento, foram distribuídas 487 milhÔes de doses aos estados e municípios, sendo que mais de 81% da população brasileira receberam a primeira dose e 74% estão com o esquema vacinal completo. Mais de 74 milhÔes de pessoas tomaram a dose de reforço.

“Mesmo que tenhamos casos de Covid – porque nĂłs nĂŁo acabamos a Covid, nem nĂłs acabamos com o vĂ­rus, o vĂ­rus vai continuar circulando e nĂłs temos que aprender a conviver com ele, se houve necessidade de atendimento na Atenção PrimĂĄria, nĂłs temos condiçÔes de atender, se houver necessidade de leitos de terapia intensiva, nĂłs temos leitos de terapia intensiva”, disse o ministro.

Fonte: CNN