O ministro da SaĂșde, Marcelo Queiroga, assinou nesta sexta-feira (22), em BrasĂlia, a portaria que estabelece o fim da EmergĂȘncia em SaĂșde PĂșblica de ImportĂąncia Nacional (Espin) instaurada em fevereiro de 2020 devido Ă Covid-19. As decisĂ”es oficializadas no documento começam a valer 30 dias apĂłs a sua publicação no DiĂĄrio Oficial da UniĂŁo.
“A portaria Ă© um ato normativo simples: na portaria, nĂłs estabelecemos um perĂodo de vacĂąncia, ou seja, essa portaria sĂł vai vigorar a partir de 30 dias da sua publicação no DiĂĄrio Oficial da UniĂŁo. Deve ser publicada em edição extra do DiĂĄrio Oficial da UniĂŁo”, disse Queiroga apĂłs a assinatura.
Ă decisĂŁo pelo encerramento do estado de emergĂȘncia, o ministĂ©rio atribui a melhora do cenĂĄrio epidemiolĂłgico, a alta cobertura vacinal e a capacidade de resposta e assistĂȘncia do Sistema Ășnico de SaĂșde (SUS). De acordo com o MinistĂ©rio da SaĂșde, o Brasil registra queda de mais de 80% na mĂ©dia mĂłvel de casos e Ăłbitos pela Covid-19, em comparação com o pico de casos causado pela variante Ămicron no começo do ano.
AtĂ© o momento, foram distribuĂdas 487 milhĂ”es de doses aos estados e municĂpios, sendo que mais de 81% da população brasileira receberam a primeira dose e 74% estĂŁo com o esquema vacinal completo. Mais de 74 milhĂ”es de pessoas tomaram a dose de reforço.
Fonte: CNN