Registro da fumaça feito na cidade de Buri - Willian Martinelli

Burienses registraram uma fumaça com formato inusitado durante a tarde dessa sexta feira (20). Os primeiros registros foram feitos por volta das 16h30 e segundo testemunhas, a fumaça é resultado da queima de toco de eucalipto, ocorrido numa fazenda na região do bairro da Pescaria, próximo a divisa entre os município de Buri e Itapetininga. 

Ainda segundo informações, a prática de incineração vem ocorrendo com frequência naquela região, contudo, a fumaça chamou atenção pelo seu formato e além de Buri pode ser vista de Capão Bonito e Taquarivai. 


Registro da fumaça feito na cidade de Capão Bonito - Rafael Almeida. 


Registro da fumaça feito no acesso à cidade de Taquarivai - Eliane Aparecida


Registro da fumaça feito em Campina do Monte Alegre - Adriano Rozendo

A fumaça foi noticia no G1/Itapetininga. 

O meteorologista Daniel Nassif explicou ao G1 as razões do formato diferente da fumaça, vista em várias cidades na região mais cedo. 


"[...] as imagens mostram um foco de queimada de algum material vegetal, já que a fumaça está branca. Daniel explicou que o fenômeno da inversão térmica acontece quando o ar frio está nas altitudes baixas e o ar quente, nas camadas mais elevadas da atmosfera. A partir disso, a fumaça sobe até uma determinada altitude até que ela resfria, momento em que não consegue mais subir ou descer, causando o efeito visto na foto"


Por Buri Conectado +36k.