A semana começou com inĂșmeros relatos de fraude atravĂ©s do WhatsApp em Buri. Golpistas estĂŁo tacando o terror e pedindo transferĂȘncia via Pix em nome de terceiros. Parte destes contatos foram feitos a partir do nĂșmero (15) 99697-7860 e a cada momento um perfil diferente Ă© incluĂ­do para que possam aplicar o golpe.

Nesta fraude, o golpista nĂŁo precisa clonar o WhatsApp. O que ele faz Ă© escolher uma vĂ­tima, pegar sua foto em redes sociais e, de alguma forma, descobrir nĂșmeros de celulares de contatos da pessoa. Com um novo nĂșmero de celular, manda mensagem para amigos e familiares da vĂ­tima, alegando que teve de trocar de nĂșmero devido a algum problema, como, por exemplo, um assalto. A partir daĂ­, pede uma transferĂȘncia via Pix, dizendo estar em alguma situação de emergĂȘncia. 

Com os dados enviados às vítimas, simulamos o pagamento para verificar em nome de quem estava a conta e lå constou Claudete Santos, correntista do Banco Inter. Em consulta ao CPF informado como chave PIX, identificamos que trata-se de uma mulher de 46 anos, residente na cidade de Jandira (SP). Esta pode estar por trås ou também ter sido vítima de criminosos.




A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) orienta os usuĂĄrios a terem cuidado com a exposição de dados em redes sociais, como em sorteios e promoçÔes que pedem o nĂșmero de telefone do usuĂĄrio. Outra recomendação Ă© ter cautela ao receber uma mensagem de algum contato com um nĂșmero novo. AlĂ©m disso, suspeite quando algum contato pedir dinheiro urgente. NĂŁo faça o Pix ou qualquer tipo de transferĂȘncia atĂ© falar com a pessoa pessoalmente ou por chamada telefĂŽnica.

Independente se vocĂȘ caiu ou nĂŁo no golpe, a recomendação Ă© que seja registrado um boletim de ocorrĂȘncia para que a PolĂ­cia possa investigar. O BO pode ser registrado pela internet;

Clique aqui: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home

Por Buri Conectado +36k.