A falta de acessibilidade à cadeirantes na escola municipal Maria de Lourdes Pereira Nogueira marcou negativamente a data que deveria ser de alegria para a mãe de uma criança de 5 anos. Assim como outros pais, ela recebeu o convite para ver a filha se apresentar na festa junina promovida na unidade escolar nesta quarta feira (15), mas, por estar numa cadeira de rodas não conseguiu acessar o local e permaneceu atrás dos demais. Ao BC ela disse que pessoas que estavam próximas tentaram ajuda-la, contudo, por ser uma cadeira motorizada e pesada, eles não conseguiram.

"(...) sai dela muito triste não pude ver a apresentação porque não havia acessibilidade pra pessoas cadeirantes. Havia um degrau muito alto porque eu estava com a cadeira motorizada (...) fiquei do lado de fora, aonde estava ocorrendo a apresentação não tem um acesso nem rampas para que eu pudesse ver minha filha. Ela ficou todo momento me procurando coitadinha, pra ver se eu estava lá. Cheguei a chorar de nervo de ver a situação. Não foi a primeira vez" desabafou.

A mãe disse ainda que sofreu um acidente de moto há três anos e que devido a isso, hoje depende da cadeira de rodas para se locomover. Além da escola, ela apontou a falta de acessibilidade em outros prédios públicos e mencionou a dificuldade de se locomover na cidade devido ao mesmo problema. 

De acordo com o relato, ainda durante a apresentação ela contatou o vice prefeito para relatar o ocorrido. À ela Germano Peschel disse que estava sabendo do caso e a orientou procurar a direção da escola para que solicite a adequação. Ele disse ainda que deve encaminhar  o documento ao engenheiro do município para que solucione a falta de acessibilidade. 

Ao BC a mãe disse ainda que a filha não irá mais frequentar a unidade escolar e enfatizou que não deu publicidade do ocorrido para causar problemas a administração, mas sim, para chamar atenção para a questão e promover a acessibilidade na cidade.

"(...) eu postei em relação a isso pois não quero que aconteça com outras pessoas entendeu? É isso que eu quero, que não aconteça mais" explicou. 

Por Buri Conectado +36k.