Pais de estudantes do 1º ano da escola Cel. Vitalino Nunes de Barros questionam a não liberação de testes de Covid à crianças assintomáticas, que tiveram as aulas suspensas até dia 15 de junho. A decisão foi tomada após duas professoras da sala testar positivo para a Covid-19.

A mãe de um aluno que procurou pelo BC disse que está preocupada diante da possibilidade do filho estar contaminado e transmitir a doença aos demais integrantes da família. Ela disse ainda que o teste poderia facilitar na tomada de decisões e medidas dentro de casa, mas, por seu filho não apresentar sintomas, não pode realiza-lo pelo SUS.

Sobre a queixa, a Secretaria de Saúde informou que diante da demanda, os testes são realizados apenas em pessoas que apresentam sintomas do coronavírus e que a orientação dada à escola, é que haja monitoramento desses alunos e diante do surgimento dos sintomas, que seja recomendado aos pais a busca pelos serviços de saúde.

De acordo com a Saúde, são realizados cerca de 200 testes semanais na cidade.

"Temos disponível o teste no Pronto Atendimento, porém o protocolo é, realizar o teste em pacientes sintomáticos. (...) Não há viabilidade em realizar teste em assintomático, pois demanda um número alto de testes para esse público".

A direção da escola Vitalino confirmou a suspensão das aulas presenciais de toda a classe devido a contaminação dos professores e disse ter encaminhado um comunicado aos pais sobre a decisão. A escola disse ainda não ter condições de monitorar todos os alunos, mas recomendou aos pais isolamento e observação. Caso a criança apresente sintomas da doença, a orientação é procurar o Pronto Atendimento o mais rápido possível e informar que é estudante daquela escola.

A suspensão das aulas desta turma deve durar até o dia 15 desse mês. Contudo, por conta do feriado de Corpus Christi, elas devem ser retomadas presencialmente no dia 20.

Por Buri Conectado +36k.