Foto: Francisco Horvath - o produtor comemorou a chuva nas redes sociais


Chove bastante na região há cerca de três dias e essa chuva é motivo de alegria para o produtor rural pois deve favorecer a cultura de inverno, ou seja, a plantação de trigo. Segundo especialistas do segmento consultados pelo BC, já choveu entre 80 e 100 milímetros (média regional) entre domingo e quarta feira, o que não ocorria neste período há pelo menos quatro anos. 

"(...) a chuva é boa para o trigo que já foi plantado e que esta nascendo. Garante o nascimento e a boa saída do trigo do solo" explicou.

Contudo ela chega tarde ao produtor que cultivou o milho safrinha, que pode ter que tirar dinheiro do bolso para pagar as contas. Isso porque o milho já esta em fase de granação, momento em que ocorre a formação e o enchimento dos grãos. Por conta desse atraso é provável que haja impacto no rendimento e na uniformidade da maturação.

"(...) a chuva chegou tarde para o milho safrinha, pós soja, o prejuízo do milho ja esta ai. Já ficou muito tempo sem chuva ou seja, ja deu prejuízo. Se o produtor conseguir pagar as contas com o milho safrinha já vai ser bom. Mas acho difícil, vai ter que tirar dinheiro do bolso" disse.

Em janeiro desse ano o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou um ranking das 100 potências do agronegócio no Brasil, em que o município de Buri figurava na 92ª posição. A classificação para os municípios mais ricos do agronegócio levou em consideração o valor das lavouras de 2020, seguindo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O montante atingido por Buri na época chegou a R$ 728,7 milhões.

O ranking considerou principalmente  o cultivo da soja, algodão e do milho para analisar os municípios mais produtivos do país.

"(...) várias culturas anuais pós soja dão prejuízos, não é uma regra, mas, a chance de prejuízo é grande, porém o lucro da soja sustenta esse prejuízo, com isso temos crescimento anual" explicou. 

Por Buri Conectado +36k.