Imagem ilustrativa / OMS divulgação

A Prefeitura de Itararé (SP) divulgou por meio de nota oficial na manhã desta quarta feira (13) o primeiro caso de varíola dos macacos na cidade. O paciente, que não teve a idade e o sexo divulgados, está em acompanhamento desde o início dos sintomas e segue em isolamento social, apresentando melhora no quadro clínico.

No estado de São Paulo ja foram registrados 195 casos da Monkeypox, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Os pacientes são acompanhados pelas vigilâncias epidemiológicas dos seus respectivos municípios, com o apoio do Estado e se recuperam bem.

A doença

Monkeypox ou varíola dos macacos, como é chamada no Brasil, está se espalhando pelo mundo. Atribuído aos macacos, o nome faz referência a 1958, ano em que se descobriu a doença em macacos de laboratório preservados para pesquisa. Mas eles não são a causa disso.

O vírus é transmitido aos humanos a partir de uma variedade de animais, e a infecção ocorre de animal para humano e de humano para humano através do contato direto com fluidos corporais ou do sistema respiratório. O período de incubação é de 10 a 14 dias, e a doença dura de 2 a 4 semanas.

Os sintomas começam com linfonodos inchados, dor muscular, dor de cabeça, febre, fadiga, calafrios e, em seguida, erupção cutânea. A taxa de mortalidade por varíola é de até 10%, principalmente nos grupos mais jovens. Ainda não há um tratamento específico para a varíola dos macacos, porém, já se estuda antivirais.





Por Buri Conectado +36k.