A prefeitura de Campina do Monte Alegre noticiou através de sua página oficial no último sábado (20), o primeiro caso de varíola dos macacos no município. O paciente não teve a idade ou o sexo revelados. Segundo a nota, ele passa bem e segue sendo acompanhado em isolamento. 

A prefeitura informou ainda que o paciente contraiu a doença fora da cidade e publicou informações sobre a doença, tais como, o que é, transmissão, entre outros.

"Campina do Monte Alegre registrou o primeiro caso de varíola dos macacos. O paciente contraiu a doença fora da cidade, está em isolamento e passa bem" trecho

A doença

Monkeypox ou varíola dos macacos, como é chamada no Brasil, está se espalhando pelo mundo. Atribuído aos macacos, o nome faz referência a 1958, ano em que se descobriu a doença em macacos de laboratório preservados para pesquisa. Mas eles não são a causa disso.

O vírus é transmitido aos humanos a partir de uma variedade de animais, e a infecção ocorre de animal para humano e de humano para humano através do contato direto com fluidos corporais ou do sistema respiratório. O período de incubação é de 10 a 14 dias, e a doença dura de 2 a 4 semanas.

Os sintomas começam com linfonodos inchados, dor muscular, dor de cabeça, febre, fadiga, calafrios e, em seguida, erupção cutânea. A taxa de mortalidade por varíola é de até 10%, principalmente nos grupos mais jovens. Ainda não há um tratamento específico para a varíola dos macacos, porém, já se estuda antivirais.





Imagem arquivo BC
Por Buri Conectado +37k.