A partir desta segunda feira (1) recenseadores do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - percorrem pelas ruas de Buri, dando início a etapa de coleta do Censo Demográfico 2022 que deve recontar a população brasileira de forma detalhada.

Até o início de novembro, mais de 183 mil recenseadores, devidamente identificados, estarão nas ruas de todos os 5.570 municípios brasileiros. A missão deles é entrevistar um morador de cada domicílio do país. Ao todo, segundo o IBGE, eles visitarão 89 milhões de endereços, sendo residenciais cerca de 75 milhões.

Eles estarão devidamente identificados com colete, boné, crachá e computador de mão para a coleta de dados que são fundamentais para medição do cenário atual do país em vários aspectos e que devem ser utilizados para criação de políticas públicas. 

Diante da dimensão continental do Brasil e do tamanho de sua população, o Censo realizado pelo IBGE é considerado uma das maiores operações censitária do mundo e segue recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU), que sugere a todos os países uma série de perguntas que devem ser respondidas pela própria população.

Por isto é de extrema importância que a população receba bem estes profissionais e contribua com o máximo de informação. Qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as respostas às perguntas do questionário pode receber o recenseador e responder por todos os demais moradores daquele domicílio.

Foto/ Ivana Lima
Por Buri Conectado +36k.