Polícia Militar deve reforçar a segurança durante as eleições 2022 em Buri/ foto divulgação: arquivo BC

A Polícia Militar de Buri irá reforçar a segurança durante o primeiro turno das eleições 2022, previsto para o próximo domingo (2), em relação ao patrulhamento, ao transporte e distribuição das urnas eletrônicas. 

O Comandante da PM, Sargento Deniz Willian de Souza Almeida, destacou que durante a patrulha, as equipes do 1º GP devem dar atenção especial no entorno dos maiores colégios eleitorais da cidade, com intuito garantir a ordem, antes, durante e após a votação.

"Iremos escoltar as urnas até Buri, distribuir nas escolas, recolher as urnas, apoiar na segurança durante a apuração e na entrega das urnas no cartório eleitoral de Itapeva" disse.

De acordo com os dados do Tribunal Regional Eleitoral, 15.561 cidadãos devem participar das eleições 2022 em Buri.  

O que você precisa saber?

Este ano o eleitor vai votar nos seguintes cargos e nesta ordem: deputado federal (com quatro dígitos); deputado estadual (com cinco dígitos); senador (com três dígitos); governador (com dois dígitos); e, por último, presidente da República (com dois dígitos).

Colinha.

Antes de sair de casa, anote em um papel a ordem dos cargos que você deverá preencher na urna eletrônica e os números das candidatas e dos candidatos em quem pretende votar. Essa colinha vai ajudar muito na hora que você estiver em frente à urna; afinal, são muitos números para lembrar.

O que é permitido no dia.

A Justiça Eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa do eleitor no dia da votação para partidos, coligação ou candidato. Isso quer dizer que é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas.

Mas fique atento, porque é proibida a propaganda eleitoral, como pedido de voto pelos candidatos, partidos ou coligações, distribuição de panfletos (conhecidos por santinhos) e outros materiais, abordagem ou mesmo aglomeração de simpatizantes.

Celular

Este ano, após entregar o documento de identificação ou depois de mostrar a versão digital do e-Título pelo celular, você terá de deixar o aparelho de celular desligado, seguindo as orientações do mesário. É proibido entrar na cabine de votação com ele ou com máquina fotográfica, filmadora e equipamentos de radiocomunicação. A medida visa garantir um dos aspectos mais importantes da democracia: o sigilo do voto.

Fonte/ mais informações clique: TSE