As carreatas devem se concentrar em pontos diferentes - pró Bolsonaro às 14h e a pró Lula ás 15h. Foto: ilustrativa/ internet.

Apoiadores de Bolsonaro e Lula devem se manifestar em Buri neste sábado (29), às vésperas das eleições 2022, em apoio aos candidatos que disputam o segundo turno à presidência e ao governo do estado. O tempo entre uma concentração e outra é de uma hora.

A partir das 14h Bolsonaristas devem se posicionar com seus tratores, caminhões, carros e motos no trecho de acesso à Buri, próximo ao Pq. Tubarão. Uma hora depois, às 15h, a carreata pró Lula, denominada de 'Carreata da Esperança' deve concentrar apoiadores em frente a APAE.

As ruas e os bairros por onde devem percorrer não foi divulgado. A Polícia Militar informou que até quarta feira (26) não havia recebido nenhum ofício sobre as carreatas.

O movimento é permitido no sábado, último dia para realização de carreatas e caminhadas, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O que é proibido na cidade e estado é a soltura de rojões e explosivos diversos.

Em março de 2021, o município de Buri sancionou a lei 1.137/21, que proíbe a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que possuam estampidos. A proibição é para ambientes abertos e fechados e em locais públicos e privados. O Governo do Estado também possui lei que proíbe a soltura, comercialização, armazenamento e transporte de fogos de artifício com estampido em São Paulo.

A medida mantém a autorização para as demais ações logísticas e a soltura dos chamados fogos de vista, que são aqueles que produzem efeitos visuais sem barulho. Conforme consta no texto, em caso de descumprimento, os infratores poderão pagar multa de mais de R$ 4,3 mil. Se o descumprimento for por parte de empresas, a multa sobe para R$ 11,6 mil pela infração. Em caso de reincidência, o valor da penalidade é dobrado.

Por Buri Conectado +37k.