Uso de máscara é obrigatório para estudantes, professores e funcionários da rede municipal de ensino - Foto: arquivo BC. 

A Secretaria de Saúde de Buri divulgou algumas alterações que passaram a ser aplicadas na área da Educação a partir desta terça feira (29) em função do avanço da Covid-19 pelo município. Dentre elas, o uso obrigatório de máscara dentro das escolas municipais e repartições ligadas a pasta, tanto aos estudantes, quanto aos professores e funcionários.

Outra alteração esta relacionada ao isolamento dos estudantes. Conforme relatado, só devem entrar em quarentena aqueles que testarem positivo para a doença. Crianças que não apresentam sintomas devem continuar frequentando as aulas, mesmo que algum familiar tenha testado positivo para a Covid-19.

O comunicado foi feito pelo médico pediatra, Dr. Rafael Rota, após reunião do comitê que discute ações para conter o avanço da doença no município, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Ele disse ainda que no caso da criança apresentar dois ou mais sintomas gripais, ela deve ser levada a qualquer Unidade de Saúde para realização dos exames.

O médico disse que houve aumento significativo da doença em Buri e destacou relevante acumulado de testes positivos no final de semana. Conforme boletim divulgado pela Saúde há quatro dias, 18 pessoas testaram positivo para a doença entre os dias 18 e 24. No total, 4.209 pessoas contraíram o coronavírus na cidade desde o início da pandemia. Destas, 114 perderam a vida e 4.086 se curaram.

Na semana passada a SMS já havia recomendado o uso de máscara em ambientes públicos e privados, fechados e com grande circulação de pessoas. Além disso foi divulgado o número de pessoas que não retornaram para tomar a 2ª dose bem como a dose de reforço da vacina.