No total, 494 abordagens foram realizadas durante blitz no município no último final de semana. Foto: Detran/SP Divulgação.

O Detran/SP realizou uma blitz na última sexta-feira (20) em Capão Bonito e registrou 13 recusas ao teste do bafômetro por condutores. A Operação Direção Segura Integrada (ODSI) ocorreu na avenida Lucas Nogueira Garcês, bairro Jardim Cruzeiro com o apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica e abordou cerca de 494 motoristas.

 Além de Capão Bonito, a ação do Detran/SP aconteceu simultaneamente em outras seis cidades no estado, dentre elas, Ilha Comprida, Catanduva, Diadema, Votuporanga, Itapetininga e na capital paulista. De acordo com o órgão o objetivo é reduzir e prevenir os acidentes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção.

O Detran/SP lembra que dirigir sob efeito de álcool ou recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70, e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.