Morador registra vandalismo e desenhos nazista em praça de Campina do Monte Alegre.


Mesas de concreto fixadas na praça da matriz de Campina do Monte Alegre foram vandalizadas recentemente com desenhos que fazem apologia ao regime nazista. O espaço é público, majoritariamente utilizado por jovens. As imagens foram registradas por um morador e enviadas ao Buri Conectado no último sábado (4).

Procurado pela reportagem, um integrante da Guarda Civil Municipal da cidade informou não ter conhecimento da ação e que informaria o caso ao comandante. Nesta segunda feira (6) ele disse que a GCM pretende consultar os vigias do local e analisar imagens do monitoramento por câmeras para identificar autoria e tomar as providências necessárias. 

Além da depredação ao patrimônio público, a apologia do nazismo usando símbolos nazistas, distribuindo emblemas ou fazendo propaganda desse regime é crime previsto em lei no Brasil, com pena de reclusão.

A apologia do nazismo se enquadra na Lei 7.716/1989, segundo a qual é crime:

  • Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa – ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em publicações ou meios de comunicação social.

  • Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.