Além das condições precárias da casa, policiais identificaram que família dormia em colchões espalhados pelo chão. Fotos: Policia Civil de Buri / Divulgação.


A Polícia Civil resgatou seis pessoas da mesma família em condições semelhantes a escravidão em uma fazenda em Buri nesta quarta feira (15) após denúncia. Dentre eles, três adultos, duas crianças de quatro e cinco anos e um bebê de três meses.

Segundo a Polícia, eles foram trazidos de Piraju (SP) na última sexta feira (10) pela proprietária da fazenda, com a promessa de emprego, salário e habitação. Aos policiais eles disseram que ela havia se comprometido ainda, arcar com as despesas da mudança. Contudo, ao chegar na propriedade, a família passou a ser cobrada, inclusive pelo que consumia. Insatisfeitos com a situação eles sugeriram deixar o local e retornar para a cidade de origem, mas segundo os policiais, teriam sido proibidos.

" (...) a proprietária da fazenda passou a dizer que eles teriam que trabalhar antes pelas despesas que ela teve para trazê-los até o local, antes de começarem a receber salário".

Ao adentrarem na casa onde a família estava alojada, os policiais notaram que as condições eram precárias. Na residência não haviam móveis, exceto uma tv. O fogão era a lenha. A Polícia identificou ainda que não haviam camas e que a família dormia em colhões espalhados pelo chão. 

Além deles, outros moradores da região, que segundo a Polícia vivem em condições semelhantes, confirmaram a versão da família. Por conta da situação, a Perícia foi solicitada e os demais conduzidos para serem ouvidos na Delegacia de Polícia de Buri.

A Polícia informou a pouco que a família de Pirajú (SP) recebeu abrigo da Prefeitura de Buri.