As inscrições do Encceja 2023 é uma ótima alternativa para aquelas pessoas que não terminaram seus estudos e desejam obter seu diploma de ensino fundamental ou ensino médio.

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) poderão ser realizadas entre 22 de maio e 2 de junho deste ano pelo site do INEP

A prova será aplicada no dia 27 de agosto na FAIT - Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva - e o resultado deve ser divulgado na 2ª quinzena de dezembro 2023.
A avaliação será composta por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de Redação. Para tirar dúvidas ou obter outras informações os interessados devem entrar em contato via e-mail ou pelo Whatsapp no horário comercial. 

Contatos: deitvnve@educacao.sp.gov.br ou (15) 3526 6225.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), funciona como uma nova chance para jovens e adultos concluírem seus estudos e receberem o diploma. Assim, quem precisou desistir dos estudos tem a oportunidade de ter a conclusão do Ensino Médio por meio dessa prova. Para isso, basta participar desse exame voluntário e gratuito em que são avaliadas as competências do candidato. 

Quem consegue obter a pontuação mínima, recebe o diploma de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio. O sistema funciona muito bem para quem precisa do estudo para conseguir uma vaga de emprego melhor ou ingressar no Ensino Superior, por exemplo. Por isso, solicitamos ampla divulgação do ENCCEJA nas empresas, no comércio, para que mais pessoas terminem os estudos e realizem seus projetos de vida.

Por Michel Lopes