Dos dois exames, restou apenas um mensal desde março deste ano, segundo os alunos: Foto reprodução

Alunos em processo de conclusão das aulas de direção veicular de Buri, fazem um abaixo-assinado e solicitam à superintendência regional do Departamento Estadual de Trânsito 'Detran-SP', o retorno dos dois exames mensais. No documento impresso com mais de 60 assinaturas e também reproduzido na versão digital, eles justificam o ato e pedem agilidade do órgão por conta da alta demanda. 

De acordo com os estudantes, a redução dos exames [de dois, para um ao mês] e o limite determinado de 10 alunos por veículo, tem atrasado a formação de condutores. Além de retardar o processo de habilitação, que não é barato e poderia ser ágil, o intervalo de mais de 30 dias entre o término do curso e o exame prejudica aos que perdem oportunidades de trabalho por não conseguir a carteira de habilitação a tempo.

Outro ponto destacado é que este intervalo prejudica também estudantes que já estavam aptos a realizar o exame prático, logo após o curso e acabam tendo que pagar aulas extras devido a insegurança. Para eles, as justificativas para a redução dos exames e limites impostos, seguem na contra mão da realidade do município que hoje conta com duas auto escolas. 

O Buri Conectado tentou contato por e-mail com a superintendência do Detran-SP (Itapeva). Perguntamos quais eram os critérios para esta alteração e se órgão pretendia reavaliar a situação de Buri. Contudo, até o momento não recebemos nenhum posicionamento. 

Entramos em contato ainda com o Detran-SP (Estado) e estamos aguardando retorno.



Por Michel Lopes.