São Roque, padroeiro de Buri. Fotos: Facebook/ Paróquia São Roque

Católicos celebram no decorrer desta semana a 101ª edição da Festa de São Roque, o padroeiro de Buri. Na tradição católica, São Roque é o padroeiro intercessor dos cirurgiões; dos inválidos, dos doentes, protetor contra a peste; protetor contra as doenças contagiosas e até protetor dos cães. A ferida em sua perna simboliza o sofrimento humano e a dor em decorrência de sua doença.

O cão ao seu lado lembra a providência divina e o socorro de Deus. Conforme a tradição, São Roque teve suas feridas curadas após ter sido lambido por um cachorro, que diariamente o levava um pedaço de pão na floresta. Conheça a história completa.

Na igreja matriz, missas estão sendo celebradas desde a última segunda feira (7). Dias antes a imagem do padroeiro percorreu por varias capelas do município.

 Além da comemoração religiosa, a igreja católica promove atividades recreativas onde inclui entretenimento musical, gastronômico, bingos e leilões.

O dia de São Roque é celebrado em 16 de agosto (quarta feira), feriado municipal. Você acompanha a agenda completa na página da igreja.




Por Michel Lopes