Soltar balão é crime, já que ao cair pode provocar incêndios em florestas e em áreas urbanas. Fotos: Iveline Cariati/ Cauã. |
Por Michel Lopes - 04/12/2023 atualizado 15h14.
O balão sobrevoou numa altura considerável, não sendo possível identificar as descrições na faixa. Em dado momento os moradores até chegaram a pensar que o objeto poderia cair, pois estava soltando fumaça. Apesar dos riscos, nenhum acidente foi registrado até o início desta segunda feira (4).
Depois que a nossa reportagem foi ao ar, o caminhoneiro João Braz enviou um registro feito por ele, do momento em que o balão pousa numa propriedade rural entre os bairros Lagoa Grande e Morro Cavado, em Itapeva/SP. De acordo com ele, ocupantes de pelo menos seis veículos com placas de São Paulo/SP e Itapetininga/SP recolheram a faixa e soltaram o balão novamente.
Ainda conforme o caminhoneiro, a faixa continha três desenhos; da Marvel, homem de ferro e Hulk.
Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios é crime. A pena prevista caso o autor do lançamento seja identificado é a detenção de um a três anos, multa ou ambas cumulativamente.
De acordo com o governo federal, a prática pode provocar incêndios em florestas e em áreas urbanas como casas, escolas e hospitais, colocando em perigo a vida das pessoas.