Bairro Além Linha/São José é epicentro da dengue na cidade. Foto: Michel Lopes/ arquivo.

Por Michel Lopes 05/02/2024 22h45.

A cidade de Buri está em alerta por conta do aumento nos casos de dengue e tem realizado uma força tarefa, através de diferentes equipes de Saúde, para combater o mosquito transmissor da doença e os focos, especialmente no bairro São José/ Além linha, onde a situação é preocupante. 

De acordo a Secretaria de Saúde, cinco dos aproximadamente 20 casos notificados recentemente testaram positivo para a doença transmitida pelo mosquito Aedes Aeghipti. É por isto que desde o final de semana algumas quadras nesta região estão recebendo o agente pulverizador, responsável por aplicar o inseticida que mata os mosquitos adultos, possivelmente infectados com o vírus da dengue. 

Além da nebulização, os agentes de Saúde trabalham na eliminação de criadouros de mosquitos e na busca ativa de novos casos suspeitos. Estas ações são importantes, mas é essencial que toda a população buriense participe ativamente eliminando as condições favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Os sintomas:

  • Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Dores nas articulações
  • Dor atrás dos olhos
  • Manchas avermelhadas pelo corpo

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.