Por Michel Lopes 29/02/2024 13h18

Entre 50% e 70% de tudo que é apresentado em live commerce é vendido, diz empresários. Foto: Buri Conectado/Divulgação.

Por Michel Lopes 29/02/2024 14h45 

Luz, celular, internet, divulgação e ação! Vender ao vivo pelas redes sociais tornou-se uma prática comum entre os comerciantes em Buri/SP. Escolher um produto no conforto de casa e aproveitar os preços acessíveis ofertados durante uma live commerce , tem atraído a atenção dos consumidores e dado bons resultados aos setor comercial buriense.

As vendas ao vivo ocorrem geralmente a noite, período em que as pessoas tem mais tempo para acompanhar. Os produtos de vestuário, presentes, móveis, eletrodomésticos, cama, mesa e banho, entre outros, são apresentados na rede e reservados aos primeiros que manifestam interesse. O pagamento é realizado com frequência via Pix ou cartão e tem prazo para ser concretizado - em média três dias - assim como a retirada do produto na loja.

Não existe uma análise que apresente dados oficiais desta modalidade de negócio na cidade. Contudo, durante consulta identificamos que entre 50% e 70% do que é apresentado durante uma live commerce, é adquirido pelo consumidor e que o sucesso não se restringe apenas durante a transmissão.

"Normalmente vendemos 70% do que mostramos, isso ali no momento. Na verdade o foco da live é o dia seguinte, eu particularmente tenho um movimento muito bom na semana seguinte a live" disse.


A timidez e o medo de falar em frente as câmeras tem sido superado organicamente e através de cursos. Carla Cafundó, por exemplo, consegue hoje apresentar suas coleções e com isso, incorporar ainda mais sua imagem a própria marca. Da mesma forma ocorre com a empresária Carol Comeron, que semanalmente faz negócios também ao vivo em seus perfis e é reconhecida nas ruas por isto.

Para ela existem públicos diversos que se comportam de maneiras diferentes. Mas, concorda que a prática de vender ao vivo atrai novos clientes em seu espaço físico nos dias subsequentes.

"Sim! Mesmo quando as pessoas não compram na live, acontece delas virem até a loja e perguntar sobre algum produto que elas viram" disse.


Seja com todo aparato para transmissão, assim como faz a empresária Rafaela Antunes, ou apenas com um aparelho celular, a modalidade que surgiu da necessidade de realizar negócios em tempos obscuros e de incertezas, tornou-se indispensável nos dias atuais. A criatividade, o bom atendimento e os preços acessíveis, aliados a tecnologia tem dado certo e aproximado consumidores e empresários na cidade, resultando em excelentes negócios para ambos.