Denúncia protocolada em fevereiro foi lida durante a sessão nesta segunda-feira (25). Foto: arquivo/BC.

Por Michel Lopes  26/03/2024 15h51

A Câmara Municipal de Buri rejeitou em única discussão e votação, nesta segunda-feira (25), a formação de uma (CP) comissão processante por quebra de decoro parlamentar contra o vereador Maciel P. dos Santos. A denúncia, de autoria da vereadora Zilma D. Pavoni, foi protocolada há quase um mês. Nela, a vereadora apontou o tom e alegou ser ofensivos os discursos do vereador durante as sessões e também nas redes sociais. 

No documento lido aos vereadores durante a sessão, Zilma elencou trechos destacando ocasiões em que o vereador disparou críticas contra ela e colegas de bancada, ao aprovarem projetos de interesse do Executivo. O Buri Conectado teve acesso a informação de que a vereadora deve seguir com a denúncia em outra esfera.

Procuramos os vereadores para que pudessem comentar a decisão, mas ambos preferiram não se manifestar.

Trechos da denúncia.

1. Conforme é do conhecimento de todos os Nobres Vereadores, o Vereador Maciel Pedro dos Santos desde a sua posse adotou posicionamento em seus pronunciamentos, tanto nas Sessões nesta Casa de Leis, quanto fora das Sessões; e, em suas redes sociais; em tom ofensivo aos demais Vereadores desta Edilidade, quando estes votam em matérias que são aprovadas ou rejeitadas, principalmente nas quais ele se manifesta de forma contrária;

2. Nesta situação, o Vereador Maciel já proferiu ofensas verbais para a maioria dos Vereadores, como os Vereadores: Gabriel de Oliveira Cameron, Armando Machado, Ronaldo Danilo de Almeida, Benedito Antunes, Leandro Rodrigues Mendes e esta requerente, principalmente quando estes votam favoráveis a projetos oriundos do Executivo Municipal, matérias essas, nas quais o Vereador Maciel manifestou o seu voto contrário; ofensas essas, consistente em chamar os Senhores Vereadores de vendidos e capachos do Prefeito em troca de favores diversos, entre eles, o fornecimento de medicamentos para os eleitores de cada Vereador;

3. Na Sessão Ordinária do dia 09 de outubro de 2023, em vista da rejeição do Requerimento nº87/2023, subscrito pelos Vereadores; Reginaldo Corrêa e Maciel Pedro dos Santos; em seu pronunciamento, o Vereador Maciel Pedro dos Santos, falou; "o que nos deixa mais envergonhado ainda Presidente, foi na sessão anterior, os Nobres Pares, alguns, não todos, vota contra requerimento pedindo informação, para que nós possamos investigar, para nós poder fiscalizar, e essa Casa ter a covardia de votar contra requerimento de Vereador, Vereadores fracos, covardes, sem vergonha, no meu ponto de vista..."

4. E, na Sessão Extraordinária realizada no dia 12 de dezembro de 2023, que tratou da deliberação do Projeto de Lei nº2E7/2D23, de autoria do Executivo Municipal, o mesmo Vereador em seu pronunciamento no encerramento da citada sessão, fazendo gravação para a sua rede social, se refere à requerente dizendo: "os Vereadores ai mais uma vez endividaram o Município, né. A última votação não foi possível mais a Zilma tava pedindo até para o Vereador Ronaldo se ela votava sim ou não. Eu se eu fosse eleitor da Zilma taria com vergonha, Um abraço a todos ... ".