Procura por repelentes avança com aumente dos casos de dengue em Buri. Foto: Buri Conectado |
Por Michel Lopes 12/03/2024 17h32
O uso de repelentes tornou-se indispensável com o avanço de casos de Dengue em Buri. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já são 21 diagnósticos positivos da doença até o momento e outros 92 em análise, situação que preocupa e faz com que a população busque proteção.
Em Buri tem sido realizado inúmeros trabalhos de bloqueio e nebulização através dos Agentes Comunitários de Saúde e de Controle de Endemias. Além disso, foram adquiridos repelentes para uso dos estudantes da rede municipal de ensino.
De acordo com empresários do segmento de farmácias e drogarias, houve aumento entre 30% e 50% em média, nas vendas destes itens na cidade. O repelente é eficaz para a proteção de doenças transmitidas por insetos, incluindo o aedes aegypti, reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Clique aqui e veja a lista completa dos repelentes recomendados pela Anvisa.
O Município.
Conforme a secretária de Educação, Judith Cafundó, os itens foram entregues nas unidades escolares e devem ser aplicados nos alunos, com a autorização dos pais.
Cuidados indispensáveis.
Apesar de eficaz, o uso de repelentes não dispensa os cuidados primários, essenciais para evitar a proliferação do mosquito transmissor de dengue, doença que pode levar a óbito, ou no mínimo, judiar do paciente durante seu ciclo.
- uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão;
- remoção de recipientes nos domicílios que possam se transformar em criadouros de mosquitos;
- vedação dos reservatórios e caixas de água;
- desobstrução de calhas, lajes e ralos.
Repelentes adquiridos pelo município e entre às unidades escolares da cidade. Foto: Prefeitura de Buri/Divulgação |