Prefeito, secretários e mães PCD discutem estratégias para melhorar atendimento em Buri. Foto: Michel Lopes/ Buri Conectado.

Por Michel Lopes - 25/03/2024 17h42.

Mães de crianças PCD (Pessoa Com Deficiência) reuniram-se na última sexta-feira (22) na sede do governo municipal para tratar de temas relacionados e solicitar atenção do poder público nas garantias aos direitos estabelecidos por Lei e pela ONU (Organização das Nações Unidas). Elas integram dois diferentes grupos, mas com os mesmos objetivos, trocar experiências e informações, fomentar a inclusão e buscar tratamentos adequados às necessidades de suas crianças, seja na Educação, Saúde, entre outras áreas.

Ao longo do encontro foram apresentadas algumas demandas, dentre elas, a melhora na oferta de serviços nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Além disso, as mães questionaram o número de professores auxiliares para o acompanhamento das crianças em sala de aula, a falta de medicamentos, espaço de acolhimento adequado, transporte prioritário e profissional Neuropediatra para acompanhar e diagnosticar as crianças.

Para responder as duvidas, o município reuniu parte do secretariado e profissionais habilitados para falar sobre o assunto. O governo reconheceu que existem falhas e que deve repará-las, mencionou as dificuldades em localizar profissionais especializados, solicitou sugestões aos pais sobre o que pode ser melhorado e apresentou projetos que devem ser implementados a médio e longo prazo.

Após explicar as responsabilidades dos governos municipal e estadual, especialmente sobre os medicamentos e faixa etária, a prefeitura se comprometeu a criar um cadastro onde pretende solucionar o problema e fornecer a medicação.

O encontro foi produtivo, segundo as mães, que puderam apresentar suas queixas e que agora aguardam as ações do governo na implementação do conteúdo tratado.