Por Michel Lopes 25/05/2024 16h38 

Ao menos quatro mudas da espécie popularmente conhecida como 'primavera' e plantadas na rua Julia Ribeiro em março em celebração ao Dia Mundial da Água, foram arrancadas. Segundo integrantes da Associação de Proteção Ambiental Buriense (ASPAB), esta não é a primeira vez que vândalos arrancam ou danificam árvores plantadas por eles em diferentes regiões da cidade. 

"Que pena que tem aqueles que destroem o que outros, com sacrifício, plantam. Foram plantadas pela ASPAB, com a ajuda de voluntários que se preocupam com o meio ambiente. Isto é uma atitude de malfeitor! É lastimável".

No início do mês cerca de 30 estacas que sustentavam mudas plantadas, através de um projeto de revitalização da ONG em parceria com a prefeitura na avenida Pascoal Spaluto, foram arrancadas. Parte delas foram jogadas na via, oferecendo inclusive risco de dano aos automóveis.

A arborização em vias públicas é um recurso importante para a estética da cidade e oferece melhor qualidade de vida aos moradores. É importante destacar que o corte e a depredação de árvores sem autorização do poder público são considerados crimes ambientais previstos pela Lei 9.605/98 e pelo Código Penal, respectivamente.

- Flagrantes e registros de vandalismo podem e devem ser denunciados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.