Ocorrências de incêndios quadriplicaram em maio, comparado a março, conforme levantamento da GCM. Foto: Guarda Municipal/Divulgação.

Por Michel Lopes 15/05/2024 12h50.

A Brigada de Incêndio de Buri tem sido acionada com frequência diante do aumento das queimadas nas ultimas semanas no município. Na segunda feira (13) foram duas ocorrências de grandes proporções, segundo a Guarda Municipal, uma delas numa plantação de eucalipto e a outra no perímetro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A Defesa Civil também tem participado com maquinário, principalmente nos combates mais complexos, facilitando o acesso dos brigadistas.

No início do mês a equipe foi acionada e conseguiu conter parte de uma queimada em vegetação na região conhecida como Corvo  Branco. Segundo a  GCM, algumas destas queimadas estão sendo investigadas por indícios de incêndio criminoso e por se tratar de um crime contra o Meio Ambiente.

Conforme levantamento, até terça feira (14 de maio) a Brigada combateu 12 incêndios. Os chamados superaram abril e a situação já é quatro vezes maior que no mês imediatamente anterior. 

Queimadas.
  • Março - 03 solicitações
  • Abril - 08 solicitações
  • Maio - 12 solicitações

Diante do problema, Guarda Municipal e Defesa Civil reforçam a importância do engajamento de toda a comunidade na prevenção e no combate às queimadas. Além de crime previsto em Lei, as queimadas contribuem para o desequilíbrio ecológico, a destruição da fauna e flora, a poluição atmosférica e a redução da qualidade do ar, com graves consequências para a saúde da população.