O trabalho voluntário orienta jovens adolescentes sobre seus direitos e deveres. Foto: Viviane Martiniuk/ acervo pessoal. |
Profissionais do Direito e integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Subsede Buri/SP) ministram palestras em diferentes unidades de ensino do município, com temas que visam atingir três objetivos básicos traçados no texto constitucional brasileiro, relacionados ao desenvolvimento da pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
Em Buri, a equipe conta com seis membros; coordenadora Viviane Martiniuk, Marco Antonio Trípoli Júnior, Bárbara Sachse, Edite Maria Pereira, Keli Rosa e Priscila Bortolacci. O trabalho é voluntário e propõe auxiliar na formação de jovens cidadãos e orientá-los sobre seus direitos e deveres, além de proporcionar a dimensão prática do exercício da cidadania.
De acordo com a coordenadora do projeto na cidade, Viviane Martiniuk, a equipe é contatada pela direção da Unidade Escolar, que sugere o tema correspondente. Neste primeiro semestre o assunto pautado se relaciona a práticas principalmente presentes no ambiente escolar, bullying e assédio.
O Projeto é intermitente e pode ser levado além das escolas, como associações diversas que promovem atividades para jovens e adultos. Interessados devem consultar a coordenação ou buscar informações junto a subsede da OAB em Buri.
Foto: Viviane Martiniuk/ acervo pessoal. |