Parentes e pessoas que realizaram procedimentos cirúrgicos oftalmológicos, sem ter que sair de Buri/SP, celebraram a oportunidade após longo tempo de espera.
A professora Lika Bispo foi uma das que expressaram gratidão nas redes sociais, após o filho ter conseguido realizar a cirurgia para remoção de pterígio, membrana transparente popularmente chamada de 'carne no olho', que cobre a parte branca do globo ocular.
De acordo com a publicação, a alteração na conjuntiva trouxe transtornos ao rapaz durante anos, mas foi solucionada graças a iniciativa do município em ofertar o procedimento na Unidade de Saúde local. Além do filho dela, aproximadamente mil pacientes foram atendidos entre consultas e procedimentos cirúrgicos desde a contratação do serviço.Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em pouco tempo já foram realizados mais de cinquenta procedimentos de Pterígio e quarenta de Catarata em pacientes agendados pelo setor de Regulação. As cirurgias ocorrem nas segundas-feiras no Pronto Atendimento, totalizando em média 180 atendimentos no mês.
Ainda conforme a SMS, o serviço foi contratado legalmente através de processo licitatório, objetivando o princípio da economicidade, qualidade e resolutividade por 12 meses, podendo ser estendido conforme demanda.
Cerca de 180 procedimentos são realizados por mês no Pronto Atendimento, diz Saúde. Foto: Secretaria de Saúde/ Divulgação. |